segunda-feira, 20 de março de 2017

Criatividade e mãos na massa: tema do Comida di Buteco 2017 será cereais

Petisco bar Casa Velha, vencedor do Comida di
Buteco de 2015, quando o tema era frutas.
Crédito: Beto Eterovick


As receitas devem levar algum cereal ou outras variações do insumo. Pode ser no molho, composição, recheio, decoração.

A criatividade na cozinha é um dos ingredientes essenciais para os botecos participantes do Comida di Buteco . O concurso, que já existe há 18 anos e está indo para a sua 3ª edição na capital paranaense, tem como regra escolher a cada ano um tema para os petiscos que serão apresentados e julgados pelo público. Desta vez o escolhido foi cereais.

Quinoa, trigo, cevada, milho, aveia, linhaça, centeio. Esses são alguns dos cereais que podem ser utilizados nas receitas. A intenção de manter um tema, segundo o Gerente Regional do projeto, Filipe Pereira, é desafiar ainda mais a criatividade dos donos de bares e promover a pesquisa culinária. “O cereal está na base da cadeia alimentar do brasileiro do norte ao sul do país. Além disso, apresentam uma grande diversidade, portanto fonte rica para criação de receitas”, explica.

Em edições anteriores temas como frutas, especiarias e queijo já foram os eleitos. Em todas as edições a regra é a mesma: o ingrediente escolhido não precisa ser o protagonista do tira-gosto. Ele pode aparecer como molho, tempero e até decoração do prato.

O concurso - O Comida di Buteco acontece em Curitiba e outras 19 cidades de 14 de abril a 07 de maio. Criado há 18 anos, em Belo Horizonte, o objetivo do projeto é instigar a criatividade e inovação dos bares e eleger o melhor boteco da cidade, além de promover os estabelecimentos participantes, que são escolhidos a dedo pela organização. Eles devem necessariamente ser estabelecimentos familiares, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia.

Ao longo dos 24 dias de concurso todos os bares são avaliados pelo público e por jurados sigilosos escolhidos pela produção. O peso dos votos de cada um deles é de 50% e vai decidir o melhor boteco da cidade. Além do tira-gosto, que contempla 70% da nota, a qualidade do atendimento, a higiene do local e a temperatura da bebida também são avaliadas.

O Comida di Buteco é o único concurso que elege o vencedor com votação presencial. Cada cliente que provar o petisco recebe uma cédula de votação no bar e tem que dar sua avaliação no local. Nada pode ser feito pela internet. Também é possível votar apenas uma vez em cada bar. Ao final o instituto de pesquisa Vox Populi faz a apuração do grande vencedor.

Alguns números do concurso de 2016:
- 450 mil votos
- 6000 empregos gerados
- mais de 4 milhões pessoas impactadas nos butecos

Nenhum comentário:

Postar um comentário